O que é MediaFire e como compartilhar arquivos

O MediaFire é um serviço de armazenamento de arquivos na nuvem para os usuários guardarem seus acervos de documentos gratuitamente. As informações podem ser enviadas através de uma plataforma web ou pelo software no computador.

Para facilitar ainda mais, o MediaFire possui um aplicativo para smartphone, que permite gerenciar arquivos de forma rápida e fácil. A maior vantagem do serviço é a não obrigatoriedade de ter uma conta premium para usar um gerenciador de downloads.

Na versão gratuita, o usuário tem 10GB disponíveis, mas se precisar de mais espaço, é possível pagar para obter até 100TB de espaço. O upgrade pode ser feito para uma conta particular, ao valor de US$7, ou para uma conta business, por US$80. O benefício da conta premium é, além do espaço maior, poder transferir arquivos direto de qualquer site por meio da URL com upload automático para a conta do MediaFire. Porém, para uso pessoal, a conta gratuita atende as necessidades de enviar fotos, vídeos e documentos.

O objetivo do serviço é simplificar o fluxo de trabalho e gerenciamento de conteúdo. Assim, quando o usuário envia um arquivo para a plataforma, é possível categorizar o material em pastas da forma como preferir. No modo gratuito, é possível fazer upload de conteúdos de até 200MB. É interessante ressaltar que vários arquivos podem ser enviados de uma só vez.

A interface do MediaFire é bastante intuitiva e funcional para usuários leigos e avançados. Quando um material é enviado, o sistema gera um link que pode ser compartilhado com qualquer pessoa para fazer o download de qualquer lugar do mundo, seja por e-mail, mensagem de texto ou redes sociais. Também é possível incluir outros usuários para editar os arquivos de uma mesma conta. Um ponto interessante é que o destinatário não precisa ter uma conta para baixar o material.

Veja como fazer o envio de arquivos:

  1. Acesse o site do MediaFire. Após fazer o cadastro com os seus dados pessoais, valide a sua conta pelo e-mail enviado automaticamente ao endereço cadastrado.
  2. Faça o login. A página inicial sugere algumas divisões de pastas, como Documentos, Música e Fotos. É possível deletar ou renomear caso queira outro tipo de organização.
  3. Se desejar criar novas pastas, clique no botão “+” dentro de um símbolo de pasta no topo da página. Dê o nome que desejar e clique em “Create”.
  4. Para enviar arquivos, clique no botão “Upload” no topo da página e selecione “From Computer”. A opção “From the web” está disponível apenas para usuários Pro. Escolha quantos arquivos quiser e clique em “Begin upload”.
  5. Se quiser compartilhar o link de cada um dos materiais, clique em “Copy link” e envie como desejar para o receptor.
  6. Também é possível clicar em “Share” e compartilhar diretamente nas redes sociais. Nessa opção, é possível selecionar as pessoas que podem ter acesso ao documento.
  7. A partir de agora, os seus arquivos estão salvos na nuvem e podem ser acessados de qualquer computador ou pelo app do smartphone, contanto que o login seja feito.

Caso prefira fazer o envio dos arquivos pela versão do software, siga esse passo a passo:

  1. Baixe e instale o programa no seu computador. Faça o login para começar. O programa aparece na barra lateral da janela de arquivos no desktop.
  2. Se já tiver criado as pastas que deseja, basta arrastar ou copiar e colar os arquivos do seu computador para o local selecionado.
  3. Os arquivos serão enviados automaticamente para a nuvem.